segunda-feira, 15 de novembro de 2010

República proclamada.

Outrora, no Rio de Janeiro (privilegiada por ser capital do Brasil), nesta mesma data de hoje: dia 15 de novembro (estava marcado para o dia 20, mas a galera estava apressada), num dia mais ou menos ensolarado, com uma leve ventania e na iminência de chover, há mais ou menos 221 anos, um grupo de militares do exército brasileiro, liderado por certo homem experiente e aparentemente esperto, mas que muitos dizem estar doente, com Dispneia e  (costumamente denominado Marechal Deodoro da Fonseca), deu um mais ou menos maquiavélico golpe de estado, sem o uso de violência (e isso pode ser o maior marco da história: sem o uso da violência!!), depondo o até então Imperador, chefe e soberano do Brasil "Dom Pedro II" e o presidente do Conselho de Ministros do Império, o Visconde de Ouro Preto. Assim, o Marechal assinou um certo manifesto, proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório. A partir de então, "meu Brasil brasileiro" seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições.
Mas, apenas por curiosidade, os dois depostos, um pouco teimosos, só saíram do Brasil rumo à Europa no dia 18 de novembro...

"(...)Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
(...)

(Trecho do Hino da República)

3 comentários:

Evandro Oliveira disse...

Conheci seu blog na comunidade Caio Fernando Abreu.
Gostei muito e estou seguindo.
Acho que ter um blog significa ter um espaço para dividir com pessoas de todo lugar do mundo, coisas que gostamos, pelas quais nos apaixonamos, aquilo que move nossa alma e nosso coração. Você faz isso muito bem.
Parabéns!

http://sabordaletra.blogspot.com/

jonEs disse...

Evandro, valeu por seguir e compartilhar sua satisfação. Certamente, visualizarei este blog: 'sabor da letra'.

Meus momentos, minhas histórias. disse...

Olá. Vim agradecer a visita ao meu Blog. Fico feliz por você ter gostado. Estou lhe seguindo aqui.. Você escreve MUITO bem. Parabéns. Estarei sempre por aqui.. Se não se importar. Beijos.

Powered By Blogger

Visitantes Online